Sangha de Búzios

DSC05518A formação da Sangha de Búzios
 
Da sucessão de afortunados encontros no correr de anos nasceu o Buddha Dharma Meditation Centre – Centro de Dharma de Búzios, recebendo as benções de Lama Gangchen Rinpoche desde sua fundação.

 

DSC05528Em meados dos anos 80, Paolo Sanvito, um italiano que havia iniciado seus estudos na Índia, veio viver em Búzios. Ali ele teve a oportunidade de conhecer e participar de um encontro realizado por um grupo de budistas, dentre eles a Lama Caroline. Esse encontro resultou em um retiro onde foram feitas as práticas da meditação de Autocura Tântrica NgalSo tendo como resultado a continuação das práticas na Casa da Paz – Centro de Meditação Osho, hoje extinta.
Nos anos 90, nascia o Centro de Dharma e Estudos do Budismo Tibetano Kuru Jantese Sá, em Manguinhos, dirigido pela Ivy Francis Ashudechen onde também se iniciaram as práticas de Autocura Tântrica NgalSo do Corpo e da Mente, dentre outras, tendo se expandido no correr do tempo. Em 2002 com a visita de Lama Gangchen, foi inaugurado oficialmente este centro de Dharma.

Em 2004 a Academia NgalSo de Yoga – Centro de Yoga e Meditação era fundada, localizada na Rua das Pedras, onde eram realizadas várias práticas de meditação bem como outras terapias. Este centro obteve um grande sucesso e foi o embrião do Buddha Dharma Meditation Center.
Com a compra de um espaço na Rua das Pedras, em 2008, o Buddha Dharma Meditation Center, ligado à Linhagem NgalSo, pode florescer em uma sede própria, tendo recebido inúmeras visitas dos Lamas, inclusive a do Lama Gangchen Rinpoche, que trouxe ao local, as relíquias de Buda. Sua inauguração oficial aconteceu em 2009 e o lugar já emanava a benéfica energia natural de suas bênçãos, até mesmo através de seu nome que foi dado pelo próprio Lama Gangchen. O centro recebe a visita regular dos Lamas, principalmente a do Lama Michel Rinpoche, que duas vezes por ano, vem a Búzios e está ligado à Lama Gangchen World Peace Foundation, com sede em Albagnano, na Itália.

foto06Hoje são realizadas atividades todos os dias da semana, tendo como coordenadora filosófica e de práticas Cris Anila Paramita que iniciou em 2005, uma caminhada que viria a ser consolidada através de um encontro com a Lama Caroline, e vem trazendo ao centro toda a experiência adquirida nesses anos de práticas e retiros ininterruptos acompanhando os Lamas, dentre eles, o retiro de Borobudur, na Indonésia, Tailandia, Nepal, Índia e em Albagnano Healing Meditation Centre, na Itália.
O Buddha Dharma Meditation Center tem como coordenadores de práticas além da Cris e do Paolo, a Remígia Ventura e a Patrícia Penna e são realizadas desde as mais altas práticas de meditação do Maha Anuthara Yoga Tantra (Yoga Tantra Superior), com as bênçãos dos três Lamas que fazem a direção espiritual do centro, até de outras meditações que não necessitam de nenhuma iniciação e estão abertas a todos que queriam conhecer e participar.
Sejam bem-vindos.