Tantra

A palavra tantra em sânscrito significa continuum. Tantra é um sistema de ética e meditação que gradualmente, ao longo dos anos, transforma os fluxos naturais de energia em nosso corpo, maximizando e aprofundando a cura de nosso corpo e mente. Nossa energia de vida, momento a momento, dia a dia e de vida em vida passa por um ciclo de absorção para o nível sutil e, em seguida, retorna novamente para o nível grosseiro.

A noite, quando dormimos nossos elementos internos, nossos sentidos grosseiros e a consciência se absorvem e, em seguida, por um breve momento a nossa mente original – a clara luz – se manifesta, mas a maioria das pessoas não reconhece isso.

Depois disto, nossa mente torna-se gradualmente mais grosseira e nós sonhamos, habitamos o mundo dos sonhos com nosso corpo do sonho. Então, a nossa energia se torna novamente mais grosseira, nós acordamos e nos encontramos novamente em nosso corpo e mente grosseiros. A mesma coisa acontece quando morremos. Em primeiro lugar, nossas energias elementares e a consciência sensorial se absorvem e então finalmente nossa mente original desperta. Quando dormimos tudo isso acontece em poucos minutos, mas quando morremos isso acontece mais lentamente, ao longo de algumas horas ou até mesmo dias.

Na Autocura Tântrica aprendemos a despertar nossa mente original e nossas energias sutis, começamos a purificar o fluxo de nossa energia vital. Em primeiro lugar, através do treinamento na meditação, nos tornamos conscientes de nossa mente original quando adormecemos, nós podemos reconhecer nossos sonhos como sonhos, e integramos esta energia ao nosso estado de vigília. Tudo isso é possível quando aprendemos a usar nossos canais, chakras, ventos e gotas, e, especialmente, quando aprendemos a direcionar nossa energia para o nosso canal central e despertarmos nossa mente original. Nós unimos a mente de clara luz com o espaço absoluto e isso purifica nosso continuum de energia de vida.

As várias fases desta purificação de nossa energia de vida são chamadas de solos tântricos e caminhos, que resultam na realização da mente pura e desperta – dharmakaya – do corpo puro e desperto – o sambhogakaya – e o corpo e a mente que contém o corpo e a mente despertos – o nirmanakaya.

Outro tantra importante é a linhagem, o continuum de energia que passa de uma geração de professores de autocura para outra. Isso não significa simplesmente fornecer informações e ensinamentos de geração em geração, significa também a transmissão de uma mente para outra das experiências de autocura, de modo que elas sejam novas a cada geração.

favicon