Bodhitchitta

Em sânscrito, a palavra bodhi significa iluminação e tchitta significa mente, ou seja, bodhitchitta é a mente de iluminação: o estado de consciência altruísta daqueles que, movidos por grande amor e compaixão, desejam alcançar a iluminação para, dessa forma, serem capazes de beneficiar todos os seres, sem nenhuma exceção.

O primeiro ponto para desenvolver a bodhitchitta é ter fé no Buda exterior e ter fé no Buda que iremos nos tornar. O segundo ponto é gerar amor e compaixão equânime por todos os outros seres. Amor é o desejo de que o outro seja feliz e compaixão o desejo de que ele seja livre do sofrimento.
Normalmente, sentimos amor e compaixão por aqueles que já fizeram bem a nós, aversão por aqueles que nos fizeram mal e indiferença pelos que não nos fizeram bem ou mal. Para poder desenvolver a bodhitchitta é importante retirar o eu do centro de tudo. O desejo de felicidade para os outros seres não irá depender de como eles me enxergam, me tratam ou se relacionam comigo. Desejamos que o outro seja feliz pelo simples fato dele sofrer e buscar a felicidade.
A bodhitchitta é um estado de consciência elevado, traz grande satisfação e alegria, porém, não acontecerá de um dia para o outro, sem que se coloque esforço para desenvolvê-lo.

favicon